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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
14/03/2019 |
Data da última atualização: |
14/03/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
CORDÃO, M. A.; ARAÚJO, W. P.; PEREIRA, J. R.; ZONTA, J. H.; LIMA, R. F. de; FERREIRA, F. N. |
Afiliação: |
Mailson Araújo Cordão; Whéllyson Pereira Araújo; JOSE RODRIGUES PEREIRA, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; Robson Felipe de Lima; Fagner Nogueira Ferreira. |
Título: |
Cultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal, v. 13, n. 3, p. 313-321, 2018. |
ISSN: |
1981-8203 |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Para o uso do recurso água na agricultura procura-se uma maior eficiência devido á escassez em determinadas regiões. Objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico, aplicado em diferentes fases fenológicas, sobre o crescimento, fisiologia e produção das cultivares BRS 286 e BRS 336 de algodoeiro herbáceo. O delineamento experimental foi blocos casualizados em parcelas subdivididas, com os seis regimes de déficits hídricos, aplicados em diferentes fases fenológicas do algodoeiro, formando as parcelas e, as duas cultivares de algodoeiro herbáceo, as subparcelas, em 4 repetições. Foram avaliadas as variáveis de crescimento, fisiológicas e produtividade de algodão em caroço do algodoeiro herbáceo. O déficit hídrico restringiu o crescimento de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, com as fases mais sensíveis sendo as de crescimento inicial, de botão floral e de flor. O déficit de 14 dias, aplicados nas diferentes fases fenológicas, não influenciou a fotossíntese das plantas de ambas as cultivares, mas alterou a condutâncias estomática e a transpiração das mesmas. As fases fenológicas de flor e de maçã foram as mais sensíveis ao déficit hídrico por apresentarem menor produção. Os tratamentos sem déficit em todo o ciclo e com déficit nas fases de crescimento inicial e de capulho, de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, permitiram produtividade satisfatória em relação à média nacional. |
Thesagro: |
Balanço Hídrico; Deficiência Hídrica; Gossypium Hirsutum; Potencial Hídrico. |
Thesaurus Nal: |
Soil water deficit; Water balance; Water potential. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/194272/1/104.Cultivares-de-algodoeiro-herbaceo.pdf
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Marc: |
LEADER 02385naa a2200289 a 4500 001 2107098 005 2019-03-14 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1981-8203 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i3.5933$2DOI 100 1 $aCORDÃO, M. A. 245 $aCultivares de algodoeiro herbáceo sob déficit hídrico aplicado em fases fenológicas.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aPara o uso do recurso água na agricultura procura-se uma maior eficiência devido á escassez em determinadas regiões. Objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico, aplicado em diferentes fases fenológicas, sobre o crescimento, fisiologia e produção das cultivares BRS 286 e BRS 336 de algodoeiro herbáceo. O delineamento experimental foi blocos casualizados em parcelas subdivididas, com os seis regimes de déficits hídricos, aplicados em diferentes fases fenológicas do algodoeiro, formando as parcelas e, as duas cultivares de algodoeiro herbáceo, as subparcelas, em 4 repetições. Foram avaliadas as variáveis de crescimento, fisiológicas e produtividade de algodão em caroço do algodoeiro herbáceo. O déficit hídrico restringiu o crescimento de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, com as fases mais sensíveis sendo as de crescimento inicial, de botão floral e de flor. O déficit de 14 dias, aplicados nas diferentes fases fenológicas, não influenciou a fotossíntese das plantas de ambas as cultivares, mas alterou a condutâncias estomática e a transpiração das mesmas. As fases fenológicas de flor e de maçã foram as mais sensíveis ao déficit hídrico por apresentarem menor produção. Os tratamentos sem déficit em todo o ciclo e com déficit nas fases de crescimento inicial e de capulho, de ambas as cultivares de algodoeiro herbáceo, permitiram produtividade satisfatória em relação à média nacional. 650 $aSoil water deficit 650 $aWater balance 650 $aWater potential 650 $aBalanço Hídrico 650 $aDeficiência Hídrica 650 $aGossypium Hirsutum 650 $aPotencial Hídrico 700 1 $aARAÚJO, W. P. 700 1 $aPEREIRA, J. R. 700 1 $aZONTA, J. H. 700 1 $aLIMA, R. F. de 700 1 $aFERREIRA, F. N. 773 $tRevista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal$gv. 13, n. 3, p. 313-321, 2018.
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Registro original: |
Embrapa Algodão (CNPA) |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
09/11/2018 |
Data da última atualização: |
14/02/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATRANGOLO, W. J. R.; FERRAZ, L. de C. L.; RIBEIRO, P. E. de A.; CAMPANHA, M. M.; COSTA, T. C. e C. da. |
Afiliação: |
WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; Leila de Castro Louback Ferraz, Universidade Federal de São João del Rei; PAULO EDUARDO DE AQUINO RIBEIRO, CNPMS; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPMS. |
Título: |
Ações do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Guayi na Embrapa Milho e Sorgo e na UFSJ, em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, Brasil. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 12., 2018, Viçosa, MG. Agricultura: educação, cultura e natureza: anais eletrônicos. Belo Horizonte: SBSP, 2018. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A região Central de Minas Gerais apresentava reduzida disponibilidade de espaços e fóruns que permitissem o diálogo sobre agrobiodiversidade em uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Os editais do CNPq que apoiaram ações de Agroecologia em todo Brasil favoreceram a criação e o fortalecimento de equipe multi-institucional do Centro Vocacional e Tecnológico de Agroecologia de Minas Gerais-GUAYI (CVT-Guayi), que com a proposta de ser uma rede de construção, troca e valorização de saberes, promoveu eventos como cursos, palestras e oficinas de forma contextualizada, que aprofundaram questões relativas aos temas socioambientais da região. O presente relato dá foco para as ações no contexto da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo. Ferramentas de aprendizagem, práticas e processos agroecológicos objetivando ampliar o contato e a percepção da comunidade com a biodiversidade local foram construídas na forma de cursos, oficinas, visitas técnicas, vivências em atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque em agroecologia. |
Palavras-Chave: |
Aprendizado. |
Thesagro: |
Biodiversidade; Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/185731/1/Acoes-Centro.pdf
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Marc: |
LEADER 01872nam a2200193 a 4500 001 2099113 005 2019-02-14 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATRANGOLO, W. J. R. 245 $aAções do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Guayi na Embrapa Milho e Sorgo e na UFSJ, em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, Brasil.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 12., 2018, Viçosa, MG. Agricultura: educação, cultura e natureza: anais eletrônicos. Belo Horizonte: SBSP$c2018 520 $aA região Central de Minas Gerais apresentava reduzida disponibilidade de espaços e fóruns que permitissem o diálogo sobre agrobiodiversidade em uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Os editais do CNPq que apoiaram ações de Agroecologia em todo Brasil favoreceram a criação e o fortalecimento de equipe multi-institucional do Centro Vocacional e Tecnológico de Agroecologia de Minas Gerais-GUAYI (CVT-Guayi), que com a proposta de ser uma rede de construção, troca e valorização de saberes, promoveu eventos como cursos, palestras e oficinas de forma contextualizada, que aprofundaram questões relativas aos temas socioambientais da região. O presente relato dá foco para as ações no contexto da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo. Ferramentas de aprendizagem, práticas e processos agroecológicos objetivando ampliar o contato e a percepção da comunidade com a biodiversidade local foram construídas na forma de cursos, oficinas, visitas técnicas, vivências em atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque em agroecologia. 650 $aBiodiversidade 650 $aEducação Ambiental 653 $aAprendizado 700 1 $aFERRAZ, L. de C. L. 700 1 $aRIBEIRO, P. E. de A. 700 1 $aCAMPANHA, M. M. 700 1 $aCOSTA, T. C. e C. da
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